Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Colaboração com o Pastel de Vouzela

Ontem, iniciámos uma colaboração com o Pastel de Vouzela, tal como foi aí noticiado pelo Zé Bonito que passará a fazer parte da nossa equipa do Pensão Avenida. Acreditamos que desta colaboração poderão surgir frutos importantes para o levantamento de imagens do século XX que possam constituir o acervo para a criação num futuro próximo de um "Catálogo do século XX" da região de Lafões.
Pedimos a todos os coleccionadores e possuidores de imagens, postais, livros, revistas, brochuras, etc...da região de Lafões que colaborem connosco enviando-nos material e comentando imagens e artigos em ambos os blogs...

__________________________________________________________________________________

Domingo, Agosto 24, 2008
Pastel de Vouzela e Pensão Avenida iniciam colaboração


Não faço a mais pequena ideia se é habitual haver parcerias entre blogues. No entanto, é isso mesmo que o Pastel de Vouzela vai fazer com o Pensão Avenida de Oliveira de Frades. A ideia surgiu a partir das imagens antigas que ambos os blogues têm publicado e que, frequentemente, levantam dúvidas quanto à sua datação.

Para nós, a publicação dessas imagens, está longe de se limitar a uma simples curiosidade.Elas são registos da evolução (boa e má) que temos vivido, referências críticas que permitem uma melhor avaliação do que, hoje,se vai fazendo. Como marcas da história das localidades, é importante situá-las no tempo com algum rigor. Nem sempre é fácil.

Na maior parte dos casos, recorre-se a postais antigos. É frequente as editoras não registarem a data de emissão e- mais frequente ainda- usarem imagens que não correspondem ao ano em que são publicadas. Não é, pois, de estranhar que, em muitas exposições de imagens, não apareçam as datas. Consegui-lo, exige algum trabalho de pesquisa, quer na busca de referências que dêem uma orientação, quer comparando com outras imagens. Veremos se os nossos coleccionadores, possuidores de um respeitável espólio, conseguem dar conta do recado. Mas vão tentar. Vamos tentar.(...)

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Pastel de Vouzela a reviver Lafões

Não deixem de visitar o Pastel de Vouzela, link aqui ao lado, e colaborar na discussão de imagens de Vouzela...vamos também aqui no Pensão Avenida e nos Postais de Oliveira de Frades comentar e debater LAFÕES...
Juntos seremos muito, muito mais fortes...