Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Mofo

A nossa região tem experiências interessantes na blogosfera. Gente que tenta lançar o debate, agitar águas demasiado calmas e reflectir sobre o rumo que temos seguido. Uma dessas experiências era de Oliveira de Frades. Durou entre 2004 e 2007, chamava-se Mofo (mais tarde, Mofoville) e estava ligada ao magazine com o mesmo nome. Curiosamente, a Pensão Avenida foi uma das suas preocupações. Vale a pena recordar.

- Dados históricos sobre a Pensão Avenida (1, 2, 3)
- Aviso à navegação
- “Também não podemos cair em fundamentalismos ambientais (...)”
- Esta pequena maravilha
- O céu de Outubro
- Sondagem
________________________
PS: Outros textos podem ser encontrados, bastando escrever “Pensão Avenida” no motor de busca.

3 comentários:

quink644 disse...

Cada vez me é mais difícil visitar Oliveira de Frades. O meu imaginário infanto/juvenil desapareceu juntamente com os locais, os sítios e as pessoas que me marcaram... Assim, Oliveira é, para mim, sobretudo, passado e aquilo que vi ser alterado foi, no meu entender muitíssimo mal pensado e mal feito. As impressões que colhi das últimas estadias e visitas que por lá passei foram negativas, muito negativas. Creio que conseguiram colher o que de mais negativo poderia existir entre a tradição e os nossos dias, nesse aspecto tiro o chapéu a Vouzela, para além do paupérrimo gosto e qualidade exibido em todas as alterações... Mas, bem vistas as coisas, sou um forasteiro e, por isso, me afastei.
Na Pensão Avenida, e em seu redor, passei momentos agradabilíssimos e muito bons para mim, leio a ideia de a reabilitarem como pousada de juventude ou coisa que o valha e, aquilo que penso, é que nada me poderia agradar mais... No entanto, compreendo que haja outros interesses e gostos, desde que vi a nova igreja desisti de tentar perceber seja o que for...
Cá ando, do lado de fora, a tentar perceber se sobra em mim algo mais do que memórias, boas, muito boas e óptimas... todas, infelizmente, num passado cada vez mais longínquo; porém, cá estou para colaborar no que for preciso, mesmo que à distância.
Um abraço

Zé Bonito disse...

Contribuir para criar uma opinião pública contrária à ideia de que progresso é sinónimo de betão- é esse o nosso objectivo.

quink644 disse...

Como de costume, estou de acordo contigo... Oliveira é um desastre cultural e, nisso, Vouzela, que se esconde no Zela, um exemplo paradigmático... Vou várias vezes a Vouzela e não vou A Oliveira...